Para que os projetos da reforma do prédio principal do Núcleo Integrado de Saúde (NIS) sejam desenvolvidos, uma empresa terceirizada foi contratada para fazer o levantamento arquitetônico da estrutura atual dos três pavimentos do prédio. Profissionais já estão coletando as informações dos ambientes e irão repassar o projeto atualizado e um relatório para a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e de Planejamento (SMPL).
O levantamento arquitetônico contempla todas as medidas existentes na edificação para fornecer informações que possam subsidiar futuras intervenções na obra, como reformas, ampliações ou restaurações. Serão levantados elementos como: esquadrias já existentes, materiais das paredes e divisórias, vigas e pilares, especificação de piso e forro, especificação de pontos elétricos, quadros de luz, luminárias, pontos de água, hidrantes, louças sanitárias, chuveiros, dentre outros.
A contratação foi necessária pois o alvará emitido para funcionamento do local é do ano de 96, e desde então, muitas mudanças foram feitas, o que resultou em uma estrutura física bem diferente da planta original do prédio. Com os dados obtidos, a SMPL terá condições de fazer um projeto de maneira otimizada, podendo aproveitar o que for possível da estrutura existente e prevendo mudanças nas questões necessárias, podendo orçar a obra com maior embasamento técnico, o que reduz as chances de gastos inesperados durante a execução da reforma.
Desde o final de 2014, profissionais da SMSA e da SMPL estão se reunindo para discutir a reforma do NIS para que seja uma obra de qualidade, atendendo a demanda de uso por um longo prazo, respeitando a legislação sanitária vigente, com funcionalidade e que proporcione conforto nas instalações aos usuários e colaboradores do serviço. Após a conclusão do projeto básico de arquitetura, que além de modernizar o espaço está sendo pensado na perspectiva de crescimento da cidade, a Prefeitura irá licitar os projetos complementares para a obra.
SMCS / Foto Carlos Poly