s provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorrerão no próximo sábado (24) e no domingo (25). Ao todo, 7 .746.057 candidatos se submeterão à bateria de 180 questões. Em ambos os dias, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13 horas, de acordo com o horário de Brasília. O início das provas está previsto para 13h30, meia hora mais tarde do que a edição do ano passado. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o objetivo é dar mais tempo para os estudantes se estabelecerem nos locais de prova e ampliar ações de fiscalização – coibir o uso irregular de celular é a grande meta.
No Paraná, 336.912 pessoas estão aptas para a realização do exame. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, 55% dos candidatos são mulheres e 45%, homens. A maior parte dos inscritos no Enem no Paraná, 54%, tem entre 16 e 20 anos; 29,7% entre 21 e 30 anos; e 13% mais do que 30 anos. Do total, 74% já concluiu o Ensino Médio ou terminará ainda em 2015.
Provas
Os participantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação, que deve ter entre sete e 30 linhas. A nota varia entre zero e mil pontos. No sábado serão feitas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os estudantes terão 4h30 para resolver tudo, contando a partir da autorização do aplicador. No domingo (25) será a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além da Redação. A prova terá duração de 5h30.
Portal de acesso
Um dos maiores sistemas de avaliação educacional do mundo, o Enem é hoje a principal ferramenta de acesso ao ensino superior no Brasil. A nota obtida no exame pode garantir ao estudante acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que reserva vagas em universidades públicas de todo o país; ao programa Universidade para Todos (Prouni), que distribui bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior; ao Financiamento Estudantil (Fies), que financia parcialmente cursos universitários em faculdades particulares; e ao Ciência sem Fronteiras, programa que concede bolsas de estudo no exterior.O exame foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, além de medir o nível brasileiro de escolaridade.