Brasil

Enem: confira o horário de abertura dos portões e outras informações úteis

s provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorrerão no próximo sábado (24) e no domingo (25). Ao todo, 7 .746.057 candidatos se submeterão à bateria de 180 questões. Em ambos os dias, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13 horas, de acordo com o horário de Brasília. O início das provas está previsto para 13h30, meia hora mais tarde do que a edição do ano passado. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o objetivo é dar mais tempo para os estudantes se estabelecerem nos locais de prova e ampliar ações de fiscalização – coibir o uso irregular de celular é a grande meta.

No Paraná, 336.912 pessoas estão aptas para a realização do exame. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, 55% dos candidatos são mulheres e 45%, homens. A maior parte dos inscritos no Enem no Paraná, 54%, tem entre 16 e 20 anos; 29,7% entre 21 e 30 anos; e 13% mais do que 30 anos. Do total, 74% já concluiu o Ensino Médio ou terminará ainda em 2015.

Provas

Os participantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação, que deve ter entre sete e 30 linhas. A nota varia entre zero e mil pontos. No sábado serão feitas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os estudantes terão 4h30 para resolver tudo, contando a partir da autorização do aplicador. No domingo (25) será a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além da Redação. A prova terá duração de 5h30.

Portal de acesso

Um dos maiores sistemas de avaliação educacional do mundo, o Enem é hoje a principal ferramenta de acesso ao ensino superior no Brasil. A nota obtida no exame pode garantir ao estudante acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que reserva vagas em universidades públicas de todo o país; ao programa Universidade para Todos (Prouni), que distribui bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior; ao Financiamento Estudantil (Fies), que financia parcialmente cursos universitários em faculdades particulares; e ao Ciência sem Fronteiras, programa que concede bolsas de estudo no exterior.O exame foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, além de medir o nível brasileiro de escolaridade.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.