O prefeito eleito de Araucária, Gustavo Botogoski (PL), anunciou na quarta-feira, 20 de novembro, o nome de Walter Emílio Voss como futuro secretário de Urbanismo (SMUR). Engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 1995, Walter traz uma ampla bagagem no setor técnico e experiência em gestão pública.
Natural de Araucária, ele já ocupou cargos como diretor da Secretaria de Transportes, diretor técnico da Codar e diretor-presidente da Cohab. Além disso, foi presidente da Associação dos Engenheiros, Técnicos, Tecnólogos e Arquitetos de Araucária (AETTA) entre 2018 e 2022. Walter também é empresário do ramo de terraplenagem e construção civil.
Para Botogoski, a escolha reflete a necessidade de alinhar o urbanismo ao desenvolvimento sustentável da cidade. “O Walter é um profissional curioso e experiente. Queremos que ele desburocratize o setor, garantindo que as normas necessárias ao crescimento sejam respeitadas. É um grande desafio, mas acreditar em sua capacidade”, afirmou o prefeito eleito.
Empolgado com a missão, Walter destacou que o foco será destravar o desenvolvimento de Araucária, projetando a cidade para as próximas cinco décadas. “O urbanismo deve ser um parceiro do progresso, não um entrave. Vamos trabalhar para facilitar a vida de moradores, investidores e empresários, sempre pensando em uma cidade mais moderna e acolhedora”, concluiu.