Araucária

Estação Espacial é vista no céu da região: “Rápida e brilhante”; assista

Alguns curitibanos e moradores da região metropolitana  olharam para o céu na noite desta terça-feira (14) e viram um brilho um pouco incomum entre as estrelas. Para os apaixonados por astronomia, era, sem dúvida, o brilho da Estação Espacial Internacional (EEI), uma espécie laboratório que orbita a quilômetros de distância do planeta. Os cientistas já tinham anunciado que a estação iria passar exatamente sobre Curitiba na trça à noite, numa distância relativamente pequena da terra, o que permitiria a visualização. E o brilho realmente foi visto no céu.

Foram poucos minutos, por volta das 20h30, mas o suficiente para o registro de Samuel Miléo, que enviou as imagens . “Muito rápido e brilhante”, comentou.

A Estação está a cerca de 340 km da Terra. Tem o tamanho de um estádio de futebol com 108 metros de largura por 73m de comprimento e 20 m de altura. E orbita numa velocidade impressionante de cerca de 27 mil quilômetros por hora.

A Estação Espacial Internacional é um projeto liderado pelos EUA (NASA), Canadá (CSA), Japão (JAXA) e Rússia (Roscosmos), junto aos países da Europa que integram a ESA (Agência Espacial Europeia) — Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido — com o intuito de construir uma espécie de laboratório no espaço.

O objetivo da estação, a princípio era dar suporte a experimentos em ambiente de microgravidade e observar e monitorar a terra, mas atualmente, seu objetivo está relacionado a dar suporte a viagens espaciais cada vez mais longas.

A construção da estação Espacial começou em 1988 e terminou em 2010. Ela representa uma nova era na conquista do espaço e uma tentativa de democratizar a tecnologia aeroespacial: são 15 nações trabalhando em conjunto para a realização do projeto. O Brasil inicialmente fez parte desse grupo de países, mas, por não conseguir financiamento para o módulo “ExPrESS”, do qual ficou responsável, foi excluído do programa em 2007.

  • com informações do InfoEscola

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.