AraucáriaEsportes

Estadual: Fim de semana de teoria e prática de Karatê no Parque Cachoeira

No último fim de semana (11 e 12/03), Araucária recebeu um seminário estadual de Karatê conhecido como “Gashuku”. Organizado pela Federação Paranaense de Karatê e apoiado pela Prefeitura, o evento reuniu atletas, técnicos, treinadores, professores e arbitragem para atualização de informações sobre normas vigentes da modalidade e também sobre o que se espera para as Olimpíadas de Tóquio 2020 que marcará a estreia da modalidade nos jogos. No total, participaram cerca de 120 pessoas de todos os cantos do estado.

No sábado (11) pela manhã, o Seminário contou com orientações para os técnicos e para a arbitragem; este último sobre as novas regras da modalidade visando os jogos olímpicos. À tarde, o foco foi o treinamento físico, técnico e tático com apresentação de kata (simulação de movimentos de combate detalhada) e de kumite (aplicação prática das técnicas do Karatê diante um adversário real – luta).

Já na manhã de domingo (12) ocorreu a seletiva para a Seleção Paranaense de Karatê, com disputas de kata e kumite. Com tradição na modalidade, Araucária teve seus 20 atletas classificados para o Regional Sul que ocorrerá no fim de abril em Londrina-PR. Atualmente, as escolinhas de Karatê coordenadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) atendem a mais de 700 alunos; em 16 anos de projeto já são mais de 10 mil participantes e alguns campeões de nível internacional.

Este seminário foi o primeiro de dois que são previstos no ano. “Foi um evento bem produtivo, de muita qualidade técnica e que recebeu elogios pela organização”, avaliou João Carlin Ferreira Padilha, técnico da seleção brasileira de Karatê durante 4 anos, no momento, afastado para exercer o cargo de secretário municipal de Esporte e Lazer em Araucária.

Experiência – O seminário estadual de Karatê em Araucária contou com vários nomes de referência para a modalidade no estado. Mas nenhum deles com a experiência do sensei Aldo Lubes, de 78 anos. Um dos fundadores da Federação Paranaense da modalidade e também da Confederação Brasileira, Lubes é 9°dan em karatê (o grau máximo é 10).

Com a vivência de quem acompanhou a evolução da arte marcial nas últimas décadas, o 9º dan destacou que o regulamento mudou ao longo dos anos mas a essência do esporte não. Além disso, que o karatê visa formar não só um bom atleta mas um bom cidadão. “No Karatê, quem bate leva penalidade. Tem que ganhar na técnica”, afirmou.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.