
A Rede de Proteção São Sebastião realiza na próxima terça-feira (16), das 8h às 12h, o evento “Violência contra crianças e adolescentes: da pedofilia à baleia azul”. No Anfiteatro da Prefeitura, profissionais da Educação, Saúde e outras pessoas interessadas podem participar das discussões relacionadas à proteção de crianças e adolescentes.
Os palestrantes serão o deputado estadual Tadeu Veneri (da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná), o psicólogo e professor universitário Caetano Ranzi e o coordenador do Departamento de Ação e Prevenção (vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública), guarda municipal Silva.
Rede de Proteção – Araucária possui desde 2009 uma Rede de Proteção Social. Atualmente, são 15 grupos compostos por profissionais de diversas áreas (e em regiões da cidade) voltados para debater e dar encaminhamentos visando a proteção de crianças e adolescentes, além de mulheres, pessoas com deficiência e idosos. As Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública, o Conselho Tutelar e o Ministério Público são alguns dos órgãos que integram a Rede. Denúncias de violência (dos mais diversos tipos) podem ser feitas a qualquer um dos órgãos envolvidos.
Qualquer morador pode entrar em contato com uma das estruturas que fazem parte da Rede de Proteção e solicitar orientação e apoio para si ou para outra pessoa. Vale lembrar que essas estruturas públicas estão perto dos moradores: o posto de Saúde do bairro, a escola, o CRAS que atende a região, o Conselho Tutelar são opções de locais onde é possível buscar apoio e orientação quando sentir necessário.
smcs