O ex-prefeito de Araucária Rui Sérgio Alves de Souza e outras três pessoas foram condenados a devolver quase R$ 250 mil aos cofres do município. Os valores estão relacionados às sanções de ressarcimento e à multa que foi aplicada.
Além de Rui Sérgio, a 2.ª Vara da Fazenda Pública de Araucária também condenou a filha do ex-prefeito, Fernanda Buffon Alves de Souza, o namorado dela, Huill Scheiffer de Faria e a amiga Elaine Hefler de Melo.
Segundo as investigações, o ex-prefeito nomeou o genro e a amiga da filha para cargos públicos. Huill e Elaine recebiam por mês quase R$ 9,2 mil cada um. Eles ganharam cargos de “assessor de secretário I”, mas sequer exerciam as atividades.
No caso de Elaine, 70% do salário ficava com a filha do ex-prefeito.
Provas anexadas ao processo
Trocas de mensagens de Fernanda com o pai deixam claro a intenção do grupo:
- “Pai…não economize no cargo do Huill”
- “Não nos deixa na mão com isso”
- “Sei que posso confiar em você”
- “Pai você vai exonerar umas 100 pessoas e não vai nomear ninguém? OLHA EU DUVIDO”
- “Se você não ganhar as eleições vamos ficar chupando o dedo”
- “Ele não é parente, não é casado cmg, então não é nepotismo”
Fernanda também insistiu na nomeação da amiga:
- “Pai, veja pra vc nomear a ELAINE pra ela me repassar”
- “A Elaine fica com um pouco e me repassa certinho”
- “Pai, preciso saber quanto a ELAINE tem que me passar”
- “Você acordou 30% pai?”
Outras condenações
O Tribunal de Justiça (TJ-PR) confirmou recentemente a condenação do ex-prefeito, de sua filha e de seu genro pela prática dos crimes de peculato e concussão. Avaliando os mesmo fatos, os desembargadores decidiram aumentar a pena de Rui Sérgio Alves de Souza de 5 anos e 2 meses para 7 anos e 5 meses de prisão. A filha, Fernanda, teve a pena fixada em 12 anos e 9 meses e 16 dias; o genro, Huill, teve a pena de 3 anos e 2 meses substituída por pena restritiva de direitos. Em 2017, Alves de Souza foi condenado a 50 anos de prisão por uma série de crimes que lesaram o município.
Massa News