A execução do Programa Saúde em 1° Lugar tem tornado mais rápido o agendamento para exames e consultas em algumas especialidades médicas de Araucária. Mutirões, aquisição de exames e consultas extras já conseguiram zerar algumas filas de espera.
No sábado (27), foram 320 exames de eletrocardiograma realizados no Centro de Especialidades Médicas, o que zerou a fila para este exame. Consultas com pneumologista, gastroenterologista e urologista também foram realizadas no final de semana. Este foi o segundo mutirão, o primeiro foi feito em maio e proporcionou 200 eletrocardiogramas extras. Por mês, são mais de 700 ofertas desse exame realizado rotineiramente no CEMO, Hospital Municipal e na Clínica de Saúde da Mulher e do Idoso.
A dona de casa Maria Rosa Manjura dos Santos, de 70 anos, foi consultar com um clínico geral no dia 1° de julho na unidade de Saúde do Santa Mônica e conseguiu agendamento para fazer eletrocardiograma dois dias depois. “Foi muito bom, bem rápido. Sempre que tem uma vaga o posto já liga avisando. Não tenho do que reclamar. O Dr. César é muito bom e ainda pego os medicamentos que preciso de graça na unidade de saúde”, relata a paciente.
O programa Saúde em 1° Lugar foi lançado em fevereiro e, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as filas de espera para colonoscopia, ortopedia e cardiologista já foram zeradas. Pelo andamento dos atendimentos, a expectativa é que em julho a fila para reumatologia seja zerada e, em agosto, as consultas para cirurgia vascular e teste ergométrico.
O teste ergométrico, também conhecido como teste de esteira, serve para avaliar a saúde do coração. A fila para este exame caiu de 1200 para 256, pois além do Hospital Municipal, agora o CEMO também realiza o teste. A oferta pelo município aumentou de 250 para 520 exames mensais.
“A população é a maior beneficiada, pois ganha mais agilidade para retornar ao médico e ver se precisa de outro encaminhamento, contribuindo assim para a otimização no seu atendimento. Agradecemos os funcionários que se colocaram à disposição para colaborar com o mutirão”, comenta a coordenadora do CEMO, Luana Luzia Skalisz.
A profissional ainda alerta que a falta nos procedimentos agendados prejudica o atendimento das pessoas que estão aguardando e pede que quando não for possível o comparecimento, que a ausência seja avisada com antecedência para que outro paciente seja atendido. A Central de Regulação de Agendamentos busca sempre implantar novas estratégias visando a melhoria dos serviços e atendimentos, mas conta com a colaboração dos usuários.
SMCS / Foto Carlos Poly