Brasil

Facebook lança ferramenta para facilitar resgate do passado

O Facebook lançou nesta terça-feira (24) uma ferramenta chamada Neste Dia, em que a ideia é mostrar ao usuário um conteúdo que ele compartilhou ou no qual foi marcado em uma data específica. É uma forma de ajudar as pessoas em sua nostalgia virtual, algo que outros aplicativos já fazem de maneira mais ampla.

O app Timehop, por exemplo, consegue resgatar memórias do próprio Facebook e facede redes como Twitter, Instagram, Foursquare, Flickr, Dropbox, iPhoto e o arquivo da câmera -de acordo com o site especializado Techcrunch, o sistema recebe 6 milhões de usuários todos os dias. O Facebook já enfrentou críticas por causa de problemas em funções relacionadas a memórias.

No ano passado, a companhia teve de se desculpar por causa do aplicativo Year in Review, que exibia as principais publicações do ano -o sistema exibiu para o web designer Eric Meyer uma foto de sua filha, morta em 2014 por um câncer cerebral, cercada de desenhos festivos e a frase “Foi um grande ano! Obrigado por fazer parte dele”. Segundo o Techcrunch, para evitar esse tipo de problema, o algoritmo do sistema tenta “proteger o sentimento das pessoas” -se alguém estava marcado como seu namorado, por exemplo, e depois perdeu esse status, não serão exibidos posts que incluam essa pessoa.

Também não serão exibidos conteúdos relacionados a alguém que morreu. Para visualizar o Neste Dia, é preciso clicar no botão de favoritos do lado esquerdo do feed de notícias e procurar o ícone do sistema ou visitar a página facebook.com/onthisday. A ferramenta está sendo liberada para os usuários aos poucos.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.