O bloqueio do trânsito de caminhoneiros nas estradas já começou a surtir efeito no preço das frutas, legumes e verduras da Central de Abastecimento de Curitiba (Ceasa). Os produtos que são produzidos fora do Paraná, por causa da entressafra, apresentaram alta de até 33%, caso da batata inglesa, de segunda-feira, 23, para terça-feira, 24. O aumento foi causado pela falta de oferta do produto que, por conta da entressafra do Paraná, está sendo trazido de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Os preços devem subir ainda mais por falta de produto”, afirma Antonio Evandro Pilati, assistente técnico e de comercialização da Ceasa Curitiba.
Pilati citou ainda o preço da cotação do Mamão, que é produzido no Nordeste. O aumento de segunda, 23, para terça-feira, 24, foi de 20%. “E amanhã se não chegar nenhum carregamento não haverá mamão para a comercialização”, diz. O mesmo risco poderá ocorrer com outras frutas, como abacaxi, melão e manga, cujo cultivo está centralizado na região Nordeste.
O tomate que tem um preço bastante sensível as oscilações de oferta do mercado, desta vez não apresentou majoração de preços. Pilati explicou que o Paraná está em plena safra de tomate. “Os protestos estão mais ferrenhos em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso. Aqui no Paraná, os caminhoneiros estão conseguindo passar pelas estradas do Norte e Norte Pioneiro.
Bem Paraná