A vida da pequena Luiza Ribeiro Scherer mudou há cerca de um ano, depois de um diagnóstico que pegou a todos de surpresa. Uma alteração urinária trouxe à tona uma grave doença degenerativa, a siringomielia cervical torácica. Com seis anos, a família da menina corre contra o tempo para arrecadar R$ 120 mil e realizar um procedimento cirúrgico em Barcelona, na Espanha, que pode pausar a enfermidade.
Em entrevista à Banda B, Priscila Ehlers Ribeiro, mãe da menina curitibana, explicou como tudo começou. “Fomos pegos de surpresa. É uma doença grave e ela precisa de uma cirurgia com urgência, porque tem expansão na região torácica e sofre com sintomas como cansaço físico, fraqueza nas pernas, formigamento nos pés e enurese noturna (faz uso de fralda toda vez que dorme devido à urina)”, contou.
Emocionada, a mãe descreveu que no ano passado a menina, que também tem um leve autismo, passou por momentos difíceis. “No final do ano passado ela teve dificuldades para se locomover e também respiratória. Desde então está sem fazer esforço físico e melhorou, mas pode progredir a qualquer momento. Hoje, a Luiza tem fraqueza muscular, perda de sensibilidade na sola do pé e de urina quando adormece. ”, detalhou.
De acordo com a mãe, o custo para a cirurgia e tratamento na Espanha é de R$ 120 mil. “O local de referencia para o tratamento da doença da Luiza é o ‘Institut Chiari & Siringomielia & Escoliosis de Barcelona’, na Espanha. O tratamento espanhol é inovador, minimamente invasivo, com grandes percentuais de estabilização da progressão da doença, resultando numa melhora significativa”, contou.
Para conseguir o dinheiro, a mãe vendeu rifas, carro e abriu uma vaquinha online pela internet. “Eu agradeço a todos que estão participando e nos ajudando. Espero que até dezembro a gente consiga encerrar a campanha com um vídeo de agradecimento. Pausar essa doença, que é degenerativa, será a nossa grande vitória. Agradeço quem possa contribuir ou apenas nos ajudar compartilhado a história”, concluiu.
Se quiser ajudar a Luiza acesse a vakinha para clicando aqui.
Para acompanhar o Facebook ‘Todos com Luiza Scherer’ clique aqui.
BandaB