ParanáPolítica

Felipe Francischini é indicado para presidir a CCJ na Câmara Federal

A líder do governo na Câmara Federal, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), afirmou que o deputado Felipe Francischini (PSL-PR) será o presidente e a deputada Bia Kicis (PSL-DF) será a vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

De acordo com Joice, os nomes foram acatados pela bancada do PSL. O partido fechou acordo com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para ficar com a presidência da CCJ. As informações são do jornal Estado de S.Paulo.

A CCJ é a comissão mais importante da Casa. Analisa se cada projeto de lei que tramita respeita os princípios constitucionais. Ainda de acordo com a deputada, os nomes dos relatores do texto da Previdência na CCJ e na comissão especial da Câmara ainda não foram definidos.

A tramitação habitual de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) passa por dois passos cruciais antes de chegar ao plenário da Câmara. A proposta precisa ter o aval da CCJ, que vai verificar se ela respeita os princípios constitucionais, e depois tem de ser aprovada por uma comissão especial que analisa o teor do texto – e faz eventuais mudanças.

A indicação de Felipe, de 27 anos, retoma o protagonismo da família Francischini no entorno do presidente Jair Bolsonaro. Até o primeiro turno da eleição presidencial, o deputado estadual Fernando Francischini (PSL), pai de Felipe, coordenava a campanha de Bolsonaro no Paraná. Depois, entre os dois turnos, houve um afastamento dele da campanha, mesmo depois de obter a maior votação da história da Assembleia Legislativa e ainda ver seu filho se eleger com tranquilidade para a Câmara Federal.

Iniciada a nova legislatura o pai garantiu a presidência da CCJ da Alep e o filho deve assumir o mesmo colegiado em Brasília. Em evidência, os Francischinis ganham ainda mais chances de ampliar planos políticos, que envolvem o pai no comando da Prefeitura de Curitiba.

 

Bem Parana

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.