O fim de semana será de um frio intenso, que deve ser o mais gelado dos últimos invernos em Curitiba e região metropolitana. A massa de ar polar já avançou pela região Sul do Brasil e cidades gaúchas marcaram até -5°C no amanhecer desta quinta-feira (4). Em Palmas, no Paraná, a manhã já foi de 2°C.
Em Curitiba, a temperatura poderá chegar a até -2°C e, em cidades do sul paranaense, a até -5°C, segundo o Sistema Meteorológico Simepar. “Ao longo do dia vai aumentando o frio. Para a capital paranaense, é esperada uma tarde gelada. Nos próximos dias, especialmente no fim de semana, realmente vai gelar. Nada de tão diferente do que estamos acostumado a ver, mas mais frio que os últimos invernos”, descreveu o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.
Segundo o meteorologista a geada é praticamente certa em todo o estado, inclusive em regiões mais abertas da capital. “Pelo menos -1°C é esperado em Curitiba e região metropolitana e, especialmente nos locais com menos prédios, deve gear . Já para Palmas e General Carneiro, podemos ter temperaturas de quatro graus negativos, com a ocorrência de geadas fortes”, disse.
Sobre a neve, o meteorologista praticamente descartou até mesmo para a região Sul do Paraná. “Exatamente difícil, até porque o tempo já está mais seco. O frio está condizente para neve, mas o ar está seco e sem umidade. Portanto, não haverá a ocorrência de chuva congelada ou neve. Até para as serras catarinense e gaúcha não se têm esta certeza”, explicou.
Confira abaixo as previsões para Curitiba e General Carneiro: