Seguindo com as ações que visam a melhoria na qualidade do atendimento ao contribuinte de Araucária, a Secretaria Municipal de Finanças (SMFI) iniciou um processo de unificação de seu atendimento no Espaço do Cidadão, que fica no Paço Municipal. A mudança, entre outros benefícios, deve agilizar o atendimento no local.
Até então, o atendimento presencial no Espaço Cidadão era realizado por duas equipes, uma do Departamento de Rendas Imobiliárias (DRI), que tratava de assuntos como IPTU e ITBI, e a outra do Departamento de Atividades Econômicas (DAE), sobre abertura, alteração e baixa de inscrição municipal e emissão de alvará para empresas; orientação à empresários e contadores; dúvidas sobre NFS-e, pedidos de restituição e cancelamento de débitos de ISSQN e taxas. Mas, de acordo com o período do ano, muitas vezes, a demanda de serviços acarretava sobrecarga de atendimento para uma equipe enquanto a outra permanecia ociosa.
Com a unificação, todos os atendentes passaram a realizar o mesmo tipo de atendimento e os servidores foram treinados para este novo modelo que visa melhorar o serviço prestado ao cidadão. São planos ainda da Secretaria de Finanças: a disponibilização de guichês de autoatendimento, a troca da sinalização do Espaço Cidadão, melhoria no mobiliário do espaço, bem como a climatização do ambiente. De acordo com a SMFI, a longo prazo, os planos são ampliar o atendimento unificado com serviços correlatos de outras secretarias.
SMCS / Foto Carlos Poly