Na última semana, uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), com auxílio da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC), fez o resgate de uma mula vítima de maus tratos com ferimento na perna traseira direita. O responsável pelo animal já havia sido notificado pela SMMA a providenciar atendimento veterinário ao animal, o que não ocorreu.
A fiscalização da SMMA registrou a ocorrência na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e com a Guarda Municipal Ambiental do município fez a apreensão do animal que foi encaminhado a um Hospital Veterinário para exames e atendimento cirúrgico. O transporte e as despesas foram providenciadas pela SPAC, que também assumiu a guarda do animal.
De acordo com a SMMA, a primeira tentativa de resgate ocorreu no dia 27 de junho, mas o responsável a havia escondido o animal. Assim que estiver recuperada, a mula estará disponível para adoção. Caso alguém tenha interesse na adoção, basta entrar em contato pelo www.spacuritiba.org.br .
Crime – A lei de Crimes Ambientais prevê no artigo 32 que “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos” pode resultar em detenção de três meses a um ano e multa. Já o Código Penal, no artigo 164, prevê detenção de 15 dias a 6 meses (ou multa) para a prática de abandono de animais. Denúncias de maus tratos (incluindo abandono) podem ser feitas via Secretaria Municipal de Meio Ambiente:(41) 3614-7480.
smcs