Para marcar o encerramento de atividades do ano de 2015, o Projeto Garoto Cidadão, uma realização da Fundação CSN com parceria da Prefeitura de Araucária, realizou a apresentação do espetáculo “Fridas que habitam em mim” na noite desta quinta-feira (26). No Teatro da Praça, o elenco composto por cerca de 40 educandos do Grupo Instrumental e do Teatro Garoto Cidadão usou de poesia, expressão corporal e música no espetáculo e encantou o público presente.
De acordo com a organização, a inspiração para o espetáculo surgiu a partir da visita à exposição “Frida Kahlo – as suas fotografias”, no museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A partir desta experiência, começaram as conversas nas oficinas de arte a aprtir da vida das crianças. “Assim como Frida transformou a dor, o amor, em arte, nós trabalhamos como essas crianças poderiam falar de suas vidas em forma de arte”, explicou Lizânia Silva, professora de teatro. Na plateia do Teatro da Praça, familiares e amigos das crianças que participam do Garoto Cidadão prestigiaram o momento.
O ano de 2015 foi repleto de atividades no Projeto Garoto Cidadão em Araucária, entre as principais estão: participação na 4ª Corrida pela Paz no dia 18 de maio (data que faz referência ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes); “Arte no Busão – um minutinho de sua atenção” (intervenção teatro musical nos ônibus); e a apresentação da peça “O tal Menino Narigudo” no caminhão palco Circula Brasil em diversos pontos da cidade.
Garoto Cidadão
O Projeto Garoto Cidadão é patrocinado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e conta com a parceria da Prefeitura. O público-alvo do projeto são crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, entre 6 a 16 anos. Durante o tempo de permanência no Projeto, os educandos têm aulas de música, teatro, dança, artes visuais e outras atividades culturais, além de inclusão digital.
SMCS / Foto Carlos Poly