Brasil

Gasolina e diesel ficam mais caros nesta terça. De novo

Os preços dos combustíveis podem ficar mais caros nas bombas dos posto de combustível a partir desta terça-feira (5). A Petrobras anunciou um novo aumento da gasolina de 3,3% e do diesel de 0,1% — o terceiro em cinco dias. Nos últimos reajustes consecutivos, a gasolina acumulou acréscimo de preço de 11,2% desde o dia 31 de agosto e o diesel ficou 8,94% mais caro desde o dia 29.

Se esse aumento for repassado imediatamente para as bombas o preço do litro da gasolina pode chegar a R$ 4,13. Em Curitiba o preço médio do litro da gasolina comum estava em R$ 3,71 (segundo última pesquisa da Agência Nacional de Petróleo e Gas (ANP). O valor considera o reajuste acumulado de 11,2%, caso o porcentual do aumento seja repassado integralmete aos consumidores.

A explicação para mais esse aumento é a passagem do furacão Harvey pelos Estados Unidos na semana passada, que levou ao fechamento de refinarias americanas e a uma disparada nos valores de referência.

A estatal disse em comunicado que o novo reajuste foi decidido por seu Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP), convocado quando há necessidade de reajustar os combustíveis em mais de 7% para cima ou para baixo em um único mês.

O aumento é nas refinarias e está de acordo com a nova política de preços da estatal, que utiliza como base “o preço de paridade de importação, que representa a alternativa de suprimento oferecido pelos principais concorrentes para o mercado – importação do produto”, justifica em nota a estatal.

Após dois meses em vigor da nova política de reajuste do preço dos combustíveis, a Petrobras avaliou como positiva a mudança implantada em 3 de julho, com aumentos ou reduções quase diários da gasolina e do óleo diesel.

Para o consultor Adriano Pires, sócio-fundador e diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (Cbie), a política de ajustes é positiva para a empresa, que, segundo ele, tem conseguido diminuir a capacidade ociosa das refinarias e reconquistar mercado na venda de gasolina e de diesel no país.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.