Araucária

Gestão Itinerante da Saúde realizou 640 atendimentos a usuários da UBS do Costeira no último sábado (02)

Para encerrar a semana de ações do Projeto Gestão Itinerante da Saúde na UBS do Costeira (UBS Alceu Valle Fernandes), em Araucária, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde  (SMSA), ofereceu diversos serviços aos usuários da unidade no último sábado (02). De acordo com a SMSA, foram cerca de 640 atendimentos das mais diversas áreas durante o dia. Todas as unidades básicas de saúde receberão ações do projeto.

No sábado, a unidade de saúde do Costeira teve 115 vagas pré-agendadas para consultas de clínico geral e ginecologista. Na sala de vacina, foram 140 atendimentos, incluindo a vacina contra a febre amarela para quem não tinha a dose. O evento também contabilizou 30 atendimentos de avaliação odontológica, 20 exames preventivos (agendados), 80 testes rápidos de HIV/Sífilis ou Hepatite B e C, além de 120 atendimentos relacionados à marcação de consultas. O evento de sábado também contou com testes de glicemia e aferição da pressão arterial, oficina do bebê;  avaliação de idosos para verificar quem precisa de mais atenção, entre outros serviços.

Reorganização – Com o GIS, a SMSA leva durante a semana à unidade básica de saúde parte do seu quadro técnico (incluindo da área administrativa, recursos humanos, infraestrutura e da Central de Regulação). Cada um desses profissionais, dentro da sua área de atuação, verifica como pode melhorar os processos na unidade. Há também um encontro com os profissionais da unidade para tratar de demandas específicas. É preciso destacar que o GIS ocorre de maneira a não prejudicar os atendimentos agendados na unidade.

Na tarde de quarta-feira (30) os usuários da UBS do Costeira puderam fazer questionamentos sobre temas de interesse relacionados à saúde diretamente aos técnicos responsáveis de cada área. Com a conversa, foi possível a secretaria compreender melhor as demandas dos usuários da unidade de saúde e de os moradores entenderem melhor como funcionam as práticas de gestão da secretaria. Por diversas vezes, os moradores puderam confirmar se as informações sobre os serviços de saúde que possuíam eram reais ou não. Nos casos em que há necessidade de uma atenção especial, os representantes da SMSA orientaram os usuários sobre os procedimentos a serem realizados.

 

 

 

Prefeitura de Araucária

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