A parceria entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Prefeitura de Araucária vai trazer para o município o Projeto “Gol do Brasil”. Com isso, Araucária terá a 1ª escolinha da CBF no Paraná. O projeto atenderá a um total de 240 crianças e adolescentes (entre 6 e 17 anos – meninas e meninos) e foco em um trabalho social com elas. O Gol do Brasil faz parte do “Legado da Copa”, recursos que a Fifa repassa à CBF (referentes à Copa de 2014 no Brasil) para o projeto. O lançamento dos trabalhos ocorrerá no próximo sábado (22), no Estádio do Tupy, com o festival (a partir das 8 horas) para 100 crianças pré-selecionadas (de 7 a 8 anos) e com os professores capacitados. A inscrição das demais crianças será em 2023.
De acordo com a CBF, o objetivo do projeto é “promover a educação e a cidadania de crianças e adolescentes, que vivem em situação de vulnerabilidade, por meio de aulas de prática de futebol”. As aulas de futebol serão duas vezes na semana e os participantes receberão uniformes e equipamentos esportivos. Quarenta profissionais serão capacitados pela metodologia da CBF Social. A parte presencial da formação será a partir desta quarta-feira (19).
Como parceira, a Prefeitura de Araucária entra com a disponibilização do local para as atividades (Estádio do Tupy – local aprovado pela CBF), a equipe de profissionais que acompanhará as crianças e a alimentação a ser oferecida. A conquista desse projeto para o município tem envolvimento direto das Secretarias Municipais de Governo e de Políticas Públicas e incluirá a participação do Esporte e Lazer e da Assistência Social. O município havia manifestado formalmente seu interesse no projeto, apresentou a documentação necessária e assinou o termo de cooperação.
O Centro Esportivo Ludovico Bylnosky (Estádio do Tupy) fica à rua