Mundo

Golf Variant é a mais nova aposta da Volkswagen

Mas, a VW parece não se importar com o atual cenário e busca manter vivo o gosto pela carroceria alongada. O Golf Variant chega às lojas nesta semana, importado do México, com iniciais de R$ 87.490 para a versão Comfortline e R$ 94.990 para a Highline. A marca aposta na ‘grife’ Golf para atrair de 2 mil a 2,5 mil potenciais compradores previstos por ano.

É um volume baixo comparado ao hatch do qual é derivado, que em 2014 licenciou 16,1 mil unidades. Porém, passa a ser bastante otimista diante das vendas do Jetta Variant, a quem substitui e que vendia menos de 1 mil carros/ano antes de ser aposentado por aqui em 2013.

Também é bem superior os emplacamento das station wagons médias e grandes. No ano passado, essa categoria comercializou menos de 200 unidades – o Volvo V60 liderou com 113 carros negociados em 12 meses.

Da dianteira à coluna central, o Golf Variant é idêntico ao hatch. A partir dali, o carro assume as características de uma perua, com portas traseiras maiores, vidros laterais extras e desenho exclusivo na traseira.

A wagon é 30,7 centímetros mais comprida do que o Golf convencional, porém a distância de 2,63 m do entre-eixos é a mesma. O porta-malas comporta 605 litros (no hatch são 313 l), alcançando 1.620 l com os bancos traseiros rebatidos.

Mecânica

O Golf Variant vem equipado com o motor 1.4 TSI BlueMotion, presente no Golf vendido no país, que gera 140 cv e 25,5 kgfm de torque (disponível entre 1.500 rpm e 3.500 rpm). O bloco 2.0 , de 220 cv , que equipa o Golf GTi, por enquanto, está descartado. A velocidade máxima divulgada pela marca é de 205 km/h e o modelo faz de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.

O câmbio é o DSG de sete velocidades, com função Tiptronic, que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante. O modelo se destaca ainda por trazer lanternas traseiras duplas, em vez das tradicionais simples.

Ao contrário da versão hatch, que começa a ser produzida na fábrica de São José dos Pinhais a partir de setembro, a wagon não tem previsão de ser nacionalizada.

Gazeta do Povo

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.