Se você receber um convite no Whatsapp para obter um suposto recurso de chamadas em vídeo, delete porque é vírus. O golpe chamado de ““Vídeo Chamada”, permite que os hackers consigam informações das vítimas e ainda atrai usuários para que espalhem a mensagem para seus contatos.
O golpe funciona assim: o usuário recebe uma mensagem para instalar um recurso de vídeo chamada, que não existe na plataforma. Ao acessar o link, a pessoa entra em uma página que solicita o número de telefone para continuar.
O site, então, informa que para receber o recurso, é necessário convidar dez amigos ou compartilhar o convite em três grupos para ativá-lo. Depois disso, o usuário é direcionado para diversas redes de afiliados cuja finalidade é oferecer a instalação de softwares de origens duvidosas para serem baixados no telefone.
O analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, Fabio Assolini, alerta que fornecer o número do celular pode ser arriscado. “Com essa informação os criminosos podem inscrever a linha em serviços premium, que irão cobrar taxas das vítimas, diminuindo o saldo da linha ou enviando a cobrança na conta mensal”, afirma.