Paraná

Governo confirma 19 mortes e 23 mil casos de dengue em 2015 no Paraná

dengueA Secretaria Estadual da Saúde confirmou nesta quarta-feira (10) que o Paraná teve 19 mortes e mais de 23 mil casos de dengue em 2015. As novas mortes aconteceram entre os dias 14 de março e 27 de abril, nas cidades de Foz do Iguaçu (2), Loanda, Guaporema e Maringá. São três homens e duas mulheres, com idade entre 37 e 77 anos.

De agosto de 2014 a junho deste ano, as equipes de saúde do Paraná já notificaram 76.333 casos suspeitos, sendo que 23.447 foram confirmados para dengue. A maior parte está concentrada nas regiões noroeste, norte e oeste do Estado.

Ao todo, pelo menos 98 municípios paranaenses já entraram em condição de epidemia neste ano. “Assim como os demais Estados do país, o Paraná enfrentou uma situação crítica nos primeiros meses de 2015. Contudo, graças ao reforço nas ações de prevenção aliado ao trabalho de controle do mosquito da dengue, conseguimos reverter este quadro”, afirmou a chefe do Centro Estadual de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte.

Orientações para evitar criadouros do mosquito transmissor da dengue:

– Evitar o acúmulo de lixo e entulhos;

– Deixar sacolas e recipientes com lixo fechados;

– Manter as caixas d’água, galões, tonéis ou tambores sempre vedados;

– Remover a sujeira das calhas e ralos;

– Não deixar pneus com água e em lugares descobertos;

– Deixar garrafas ou baldes com a boca para baixo;

– Verificar bandejas de ar-condicionado e geladeiras mantendo-as limpas e sem água;

– Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de flores e plantas;

– Manter vasos sanitários sem uso fechados;

– Tratar a água de piscinas e fontes uma vez por semana;

– Esticar lonas para não formar poças;

– Lavar os recipientes de água dos animais com esponja e sabão

AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.