Dos 2.168 estabelecimentos da rede estadual de ensino, 910 funcionaram ontem, sendo 389 com atividades normais e outros 521 parcialmente, totalizando 42% das escolas da rede, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Educação no final da tarde de ontem. Contudo, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Paraná (APP-Sindicato), rebateu a informação, e disse que 85% das escolas mantinham a paralisação iniciada no dia 27 de abril.
As faltas dos professores que continuam em greve serão lançadas no sistema de controle da Secretaria de Estado da Educação, chamado Meta, a partir de hoje, informou ambém a Secretaria de Educação. Os descontos serão feitos a partir do dia 27 de abril, quando foi iniciada a segunda greve da categoria.
Segundo a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, as faltas não vinham sendo lançadas, até então, para evitar tratamento desigual, pois alguns diretores estavam repassando o relatório mensal de faltas (RMF), enquanto outros, não. Por isso, o governo do Estado concordou em fazer o lançamento das faltas a partir da folha de pagamento de junho.