Paraná

Grupo ‘Vileiros de Curitiba’ participa de audiência pública para debater acesso a shoppings

O grupo que se autodenomina “Vileiros de Curitiba” vai participar, no próximo mês, de umaaudiência pública na Câmara Municipal, com empresários e donos de shoppings da cidade. O objetivo da reunião é debater o acesso a esses estabelecimentos, levando em consideração a confusão que aconteceu no Palladium no dia 10 de janeiro.

Na ocasião, após a suposta briga de gangues que provocou correria no local, o shopping conseguiu uma liminar na Justiça para barrar a entrada de menores desacompanhados dos pais. “O grupo ‘vileiros’ entrou em contato com a ouvidoria da prefeitura, pedindo para discutir esse assunto. Eles negaram envolvimento no caso do Palladium e disseram que as medidas tomadas os atingiram de uma forma negativa”, explicou Saul Dorval da Silva, representante do Instituto de Pesquisa Brasil África, da prefeitura de Curitiba, em entrevista à Banda B.

Ontem, ele participou de uma reunião na ouvidoria com os vileiros, que definiu a audiência pública. A princípio, o encontro está marcado para o dia 23 de março, mas a data ainda pode ser alterada. “Nós vamos discutir o que está acontecendo nos shoppings da cidade. As duas partes devem se manifestar, tanto os vileiros quanto os empresários, para que se chegue a um acordo. Queremos que a sociedade curitibana converse sobre isso, como a democracia nos permite”, completou Dorval, que deve ser mediador na audiência.

Segundo ele, o grupo se autodenomina ‘vileiro’ porque os integrantes moram em vilas. Eles usam camisas e casacos compridos e largos, bonés e têm um estilo ligado ao rap e ao funk. “Eu sou contra a violência e acredito que as pessoas que cometem irregularidades têm que cumprir o que está na lei. No entanto, no lugar do Palladium, eu teria feito diferente, chamado o grupo para conversar e entender o que houve ali. Mas acredito que o shopping fez aquilo que julgou melhor, como é o seu direito”, concluiu.

O caso

Após a confusão que aconteceu no dia 10 de janeiro, o shopping conseguiu uma liminar na Justiça para impedir a entrada de pessoas no local. Enquanto alguns concordaram com a medida, outros a julgaram “absurda” e “preconceituosa”.

BANDAB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.