
Um rapaz de 24 anos foi detido depois de assediar uma mulher em um ônibus de Araucária, de acordo com a Guarda Municipal. O caso foi registrado por volta das 18h30 de terça-feira (5), quando a corporação foi acionada para atender uma ocorrência no Terminal Vila Angélica.
Uma jovem de 25 contou que foi apertada pelo suspeito no corredor do ônibus que, segundo ela, não estava lotado. Conforme a mulher, ele estava com as partes íntimas à mostra.
Dois passageiros que presenciaram a situação seguraram o homem até o ônibus chegar ao terminal. Após ser detido, o suspeito foi levado para a Delegacia de Araucária e está à disposição da Justiça.
O rapaz confessou já ter feito o mesmo outras duas vezes, mas não ter sido flagrado nessas ocasiões, de acordo com a Guarda Municipal.
Casos em Curitiba
Até setembro deste ano, 40 casos de assédio sexual foram registrados em ônibus da capital paranaense, segundo a Guarda Municipal. Os dados apontaram que, no mesmo período, 17 pessoas foram presas por suspeita de praticarem atos obscenos ou libidinosos no transporte público.
Denúncias
A delegada da Delegacia Mulher de Curitiba, Waleska Souza Martins, explica que, mesmo após serem liberados, os suspeitos vão responder criminalmente pelos atos.
Ela ressalta que, ao identificar um caso de assédio nos ônibus, as vítimas devem informar a situação para o responsável do espaço (cobrador ou motorista), que deve acionar a polícia ou a Guarda Municipal. Cabe aos agentes encaminhar o suspeito para a delegacia.
Caso alguém seja vítima de assédio sexual dentro dos ônibus de Curitiba, também é possível fazer a denúncia à Guarda Municipal, pelo telefone 153 ou com a Polícia Militar, no telefone 190.
G1 PARANÁ