Araucária

Indenização da Petrobras vai custear o novo Horto Florestal Municipal do Guajuvira

Redação com SMCS

Além do espaço para produção de mudas e educação ambiental, atração terá café, receptivo turístico, trilhas, mirante, jardim sensorial, jardim de mel, área para piquenique, parquinho e anfiteatro; obras começam em 2026

Um novo cartão postal, com potencial de ser o principal da cidade, deve começar a sair do papel no início do ano que vem: o novo Horto Florestal Municipal do Guajuvira. A área, que desde 2005 pertence ao Departamento de Infraestrutura Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, será totalmente revitalizada, e vai contar com sede administrativa, café, recepção ao turista, espaços para educação ambiental, área técnica para produção de mudas e circuito turístico ao ar livre, com direito a trilhas, mirante, jardim sensorial, playground, jardim de mel, minhocário, anfiteatro e espaço para piqueniques.

A obra, orçada em aproximadamente R$ 8 milhões, será integralmente custeada com os recursos provenientes da Petrobras no processo de indenização e compensação ambiental do vazamento de óleo ocorrido nas dependências da Repar, em 2000. O acordo está em fase final de homologação e liberação de recursos pela Justiça Federal.

Criado em setembro de 1979 para produzir mudas para o desenvolvimento paisagístico urbano e rural de Araucária, então vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, o Horto Municipal do Guajuvira passou a ser administrado pela SMMA a partir da sanção da Lei Municipal 1.547/2005.

O espaço produz cerca de 60 mil mudas por ano, principalmente das espécies da Floresta Ombrófila Mista, que são destinadas a programas de reflorestamento de propriedades rurais, no incentivo ao plantio de mudas de espécies nativas da região, recomposição de matas ciliares, recuperação ou andamento de reservas legais, programas de arborização urbana e ações de educação ambiental.

“Mas as construções são antigas, sem um espaço adequado para o correto funcionamento do Horto, o que levou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com o apoio da Secretaria Municipal de Planejamento, a idealizar uma nova estrutura, capaz de promover a preservação ambiental e ao mesmo tempo se tornar um novo espaço de lazer para a população, aproveitando o potencial turístico dos Caminhos do Guajuvira”, resume o secretário municipal do Meio Ambiente, Tiago Mello.

Tragédias ressignificadas

A arquitetura do Novo Horto vai remeter à olaria destruída pelo incêndio provocado pelo descarrilamento do trem no Guajuvira em 1988, da qual sobrou apenas a chaminé. Os janelões do prédio principal vão permitir a contemplação da vegetação nativa da região, destacando-se a araucária e a guajuvira, árvores-símbolo do município e do distrito, respectivamente.

No setor administrativo haverá um memorial, com imagens antigas que vão ajudar a contar a história do Guajuvira, a criação do distrito, o tropeirismo e até o descarrilamento do trem e o vazamento de óleo na Repar. “Ou seja, duas das maiores tragédias já registradas em Araucária – o vazamento de óleo da Repar no ano 2000 e o descarrilamento do trem em 1988 – vão dar origem à melhor atração turística da nossa cidade. É o Guajuvira ressurgindo das cinzas”, comparou o secretário.

O projeto de revitalização foi aprovado depois de passar por um criterioso processo de avaliação, que envolveu os Ministérios Públicos Federal e Estadual, Sedest e Ibama, que tinha como principal pré-requisito ser totalmente voltado para a preservação ambiental. O processo licitatório deve ser iniciado ainda este ano, para que a obra possa ser iniciada em 2026. “Não tenho dúvidas de que será a principal atração turística, além do melhor espaço de conscientização ambiental da nossa cidade. Araucária não perde por esperar”, garante Tiago Mello.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.