Pandemia

Infectados por variante da Covid-19 tem mais chance de desenvolver diabetes tipo 2

Mesmo com a queda significativa nos casos de Covid-19, surge um novo alerta às pessoas que em algum momento foram infectadas com o coronavírus, especialmente pela variante ômicron – um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Pesquisadores do Smidt Heart Institute, em Los Angeles, destacam que a Covid pode estar servindo como um acelerador da diabetes, ou seja, pessoas que já são propensas a ter a doença e contraem o coronavírus podem desenvolver diabetes até 20 anos antes do previsto.

De acordo com o endocrinologista do SPA Estância do Lago Dr. Fabiano Lago, os estudos iniciais ligaram a incidência de diabetes tipo 2 apenas nos casos mais graves de Covid-19. No entanto, os últimos estudos mostram que, mesmo nos casos mais leves da variante ômicron, também aumentou a incidência de novos diagnósticos da doença.

“Acredita-se que seja por conta de um estado inflamatório que persiste por alguns meses após a contaminação pelo coronavírus, o que levaria a um quadro de insulinorresistência. Mais de 80% dos casos de diabetes são do tipo 2 e, assim como a tipo 1, se não for cuidada com atenção, pode causar uma série de complicações, principalmente cardiovasculares”, diz

Segundo o especialista, essa doença é conhecida como morte silenciosa já que os sintomas começam de forma leve e costumam aumentar de forma gradativa.

Sintomas para ficar atento

Fabiano ressalta que os pacientes precisam ficar atentos a sintomas como aumento da sede, frequência urinária, cansaço exagerado, falta de energia e dificuldade de cicatrização. Contudo, o médico reforça: a grande maioria dos pacientes tem totais condições de controlar a doença por meio de atividade física e reeducação alimentar.

Se os pacientes conseguirem perder peso e sair do sedentarismo durante a fase da chamada pré-diabetes, ou seja, na fase inicial do quadro da doença, existe a chance de reversão do quadro da doença com a normalização da glicemia.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.