
Profissionais interessados em participar do processo seletivo simplificado (PSS) da Prefeitura de Curitiba para a função pública de Profissional do Magistério de Docência II, com atuação como Professor de Educação Física, têm até 16 horas desta segunda-feira (13) para se inscreverem. O PSS é gratuito e não será aplicada prova.
A Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) pretende contratar 62 profissionais, incluindo três pessoas com deficiência, e novas convocações podem acontecer conforme a necessidade da Secretaria da Educação. O processo seletivo acontece totalmente pela internet, e os candidatos aprovados vão cumprir uma carga horária de 20 horas semanais, com remuneração de R$ 2.044,84.
Último dia para se inscrever
Para participar, os candidatos devem fazer o cadastro no e-Cidadão e preencher a ficha de inscrição disponível no portal de concursos da Prefeitura. Depois, basta imprimir o comprovante de inscrição, assiná-lo e aguardar a divulgação da lista classificatória.
Durante a inscrição, os candidatos deverão fornecer as informações que vão ser utilizadas para a avaliação pela Comissão Examinadora. É necessário submeter a conclusão da graduação exigida, o tempo de experiência profissional, bem como outros dados sobre a vida acadêmica do professor, como conclusão de especialização, mestrado e/ou doutorado.
Esses dados fornecidos na inscrição devem ser comprovados na etapa de entrega de documentação, e em caso de não comprovação de alguma informação, ou divergência de dados, o candidato é eliminado do processo. Por isso, a Smap recomenda que todos os concorrentes leiam atentamente o edital disponível no site da Prefeitura.
Para facilitar o preenchimento do cadastro, é disponibilizado no site de concursos o menu “Como se inscrever”, disponível no canto superior direito da página do PSS. Candidatos que preencherem algum campo incorretamente têm até a data limite (16h de 13/12) para cancelar a primeira inscrição e refazê-la corretamente.
A relação provisória dos candidatos será divulgada em 16/12, e os concorrentes podem interpor recursos durante o dia 20/12, até 17h. Em casos de empate, os critérios para desempate são: prestação de serviço nas eleições de 2018 ou 2020, e participação no Tribunal do Júri nos últimos cinco anos.
Cuidado com os detalhes!
A Smap orienta também para que os candidatos revisem todas as respostas fornecidas no formulário de inscrição antes de submetê-lo, e devem preencher corretamente cada elemento do sistema de pontuação. Confira abaixo dicas importantes que os professores devem se atentar no momento de se inscreverem.
Quadro descritivo | Observações |
---|---|
Escolaridade exigida | Os diplomas ou certidões de conclusão de curso devem ser de Licenciatura Plena em Educação Física, e não serão aceitos os de Bacharelado. A escolaridade não é pontuada, mas é obrigatória para concorrer no PSS. |
Tempo de experiência profissional | Para cadastrar o tempo de experiência é necessário ter em mãos a Carteira de Trabalho, ou o Contrato de Trabalho, Ato de Nomeação, ou a Declaração Oficial da Instituição que vai cadastrar. Só são aceitos estabelecimentos de ensino oficial público e privado, e período de estágio e voluntariado não são válidos. É necessário cadastrar cada local de trabalho separadamente, e assinalar o começo e fim de vínculo com cada instituição, respeitando as pausas entre dias trabalhados. |
Prova de títulos | Caso o candidato tenha concluído especialização na área, deve assinalar o campo. Será necessário apresentar o certificado de conclusão somente na etapa de entrega de documentos. Caso não tenha especialização, deve ser assinalado “não”, mas o campo não deve ficar em branco. |
Prova de títulos | Caso o candidato tenha concluído mestrado na área, deve assinalar o campo. Será necessário apresentar o certificado de conclusão na etapa de entrega de documentos. Caso não tenha mestrado, deve ser assinalado “não”, mas o campo não deve ficar em branco. |
Prova de títulos | Caso o candidato tenha concluído doutorado na área, deve assinalar o campo. Será necessário apresentar o certificado de conclusão na etapa de entrega de documentos. Caso não tenha doutorado, deve ser assinalado “não”, mas o campo não deve ficar em branco. |
SCMS