Abertas desde o dia 10 de abril de 2017 pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araucária (CMDCA), as inscrições para o processo de seleção que vai definir os candidatos a conselheiros tutelares ao 2º Conselho Tutelar da cidade encerram-se no próximo dia 05 de maio. Elas podem ser feitas das 09h às 11h30 e das 13h30 às 16 horas, na Casa dos Conselhos, localizada na Avenida Nossa Senhora dos Remédios, nº1073, Bairro Fazenda Velha.
Com as eleições marcadas para o dia 1º de outubro de 2017, as inscrições exigem alguns requisitos para que os candidatos interessados estejam aptos ao processo eleitoral. É necessário ter idade superior a 21 anos, ter concluído o Ensino Médio, residir no município de Araucária há mais de 02 anos; ter experiência comprovada e reconhecida (mínimo de 02 anos) com trabalho relacionado diretamente ao atendimento à criança e ao adolescente (conforme Resolução nº24/2015 do CMDCA/Araucária); ter sido aprovado na prova teórica de conhecimentos específicos e na prova prática de conhecimentos de informática (ambas ocorrerão em 09 de julho). É importante que o interessado leia com atenção os requisitos que estarão no edital a ser publicado no Diário Oficial do Município.
Após serem avaliados como aptos ao processo eleitoral, os candidatos iniciam seu período de campanha que vai do dia 30 de agosto a 29 de setembro. Os 05 candidatos eleitos como titulares e os 05 primeiros suplentes deverão participar de curso de formação a ser oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) em parceria com o CMDCA/Araucária. Os conselheiros titulares eleitos tomam posse em 23 de outubro de 2017.
A função de conselheiro tutelar exige dedicação exclusiva, conforme determina o artigo 37 da Constituição Federal. Os conselheiros terão carga horária de 40 horas semanais, acrescida dos períodos de sobreaviso, e remuneração mensal de R$ 3.615,78.
Todo o processo será realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), sob fiscalização do Ministério Público que atua perante o Juízo da Infância e Juventude da Comarca. Mais informações: (41)3901-5221 (Casa dos Conselhos).
SMCS