Araucária

Internauta flagra tromba d´água com vento forte na Represa do Passaúna em Araucária; assista

Uma tromba d´água foi flagrada por internautas na Represa do Passaúna, em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. O aposentado Rubens Bis Couto, de 64 anos, contou à Banda B que o fenômeno começou por volta das 16h20 desta quinta-feira (3).

“Durou cerca de cinco minutos. No momento chovia bastante. Não é a primeira vez que isso aconteceu, eu já tinha flagrado outros, mas esse consegui filmar”, disse Rubens, que tem uma propriedade na região da represa.

A Banda B procurou o Instituto Tecnológico Simepar para saber mais sobre o fenômeno e recebeu a seguinte resposta:

“Trata-se de uma tromba d´água. Entre as camadas superficiais e a atmosfera registra-se uma grande diferença local entre temperatura e a pressão atmosférica. Os ventos são forçados a circular em espiral e a água é “sugada” pela coluna de ar tornando-se visível o formato afunilado. O processo de formação é um pouco diferente do tornado”.

A chuva deve continuar no fim de semana, mas a notícia boa é que na semana que vem o sol deve reaparecer.

Assista abaixo ao vídeo do fenômeno:

 

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.