BrasilPolítica

Joesley presta depoimento à PF e confirma denúncias contra Temer

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O dono da empresa de carnes JBS, Joesley Batista, prestou depoimento nesta sexta-feira (16) à Polícia Federal no inquérito que investiga o presidente Michel Temer por supostas corrupção e tentativa de “compra do silêncio” do ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do corretor de valores Lúcio Funaro.

O depoimento, noticiado pelo site de notícias G1 e confirmado pela Folha de S.Paulo, foi prestado aos policiais federais do GINQ, grupo de policiais federais vinculados à direção-geral da PF destacados para atuar nos inquéritos que tramitam em tribunais superiores sobre autoridades com foro privilegiado.

Segundo o G1, a defesa do empresário afirmou que ele confirmou as informações prestadas anteriormente à PGR (Procuradoria Geral da República), com a qual fechou um acordo de delação premiada em abril passado. Em 7 de março, ele gravou uma conversa com Temer no Palácio do Jaburu.

Segundo o entendimento da PGR sobre o teor da conversa, na conversa Temer apoiou a iniciativa de Joesley para impedir que Cunha e Funaro fizessem uma delação premiada. Além disso, no mesmo inquérito é investigado um ex-assessor próximo de Temer, o ex-deputado federal Rodrigo Loures (PMDB-PR), que está preso em Brasília após ter recebido uma mala com R$ 500 mil em espécie da JBS.

Conforme decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), relator dos casos da Operação Lava Jato no tribunal, Edson Fachin, a PF tem como até a próxima segunda-feira (19) para encerrar o inquérito que investiga o presidente. A investigação foi aberta no dia 18 de maio, também por ordem de Fachin e a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. No mesmo inquérito, a PF encaminhou 82 perguntas a Michel Temer.

Após um pedido de adiamento de 48 horas do prazo para envio das respostas, Temer se recusou a responder as perguntas. Em manifestações anteriores, Temer e o Palácio do Planalto já negaram quaisquer irregularidades na relação com Joesley Batista. A assessoria de imprensa da JBS, a cargo da FSB Comunicação, não havia, até a publicação deste texto, confirmado o depoimento nem esclarecido quem são os advogados da defesa de Joesley.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.