
Falar sobre os perigos das drogas com adolescentes nem sempre é algo fácil. Mas há alternativas para abordar o tema de maneira mais leve e divertida. Nesta segunda-feira (24), adolescentes do programa Adolescentro das unidades do Industrial e Tupi participaram do jogo “Tô Limpo”, um jogo de cartas que leva a refletir sobre os riscos das drogas lícitas (álcool, cigarro…) e ilícitas (maconha, cocaína…). A ação realizada com os adolescentes foi coordenada por representantes dos cursos de Psicologia e de Medicina da Universidade Positivo e contou com o apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social.
As cartas do jogo contém fotos, frases e até o nome de algumas das drogas (lícitas e ilícitas) mais comuns. Cada uma delas tem uma função específica dentro do jogo e, assim como na vida, as cartas sobre as drogas também interferem e prejudicam no jogo (ao jogador ou a um adversário). “É uma forma lúdica de conseguir conversar brincando sobre um assunto sério”, explicou o professor Raphael Henrique Castanho Di Lascio, coordenador do Curso de Psicologia. O jogo já foi aplicado a 1.200 pessoas.
Criado por um grupo de alunos e estagiários da universidade para promover a reflexão sobre as drogas como alternativa a palestras, o jogo “Tô limpo” é inspirado em um famoso jogo de cartas e vence aquele que reunir as cartas que não sejam sobre drogas, além da carta “Vida”. Os adolescentes também preenchem um formulário sobre o que sabem sobre as drogas e também sobre sua participação no jogo.
O “Tô limpo” também conta com uma cartilha para professores com informações que ajudam na reflexão sobre o tema do jogo. Araucária também recebeu a doação de alguns exemplares do “Tô limpo”.
smcs