
Uma nova birra entre a Urbs (Urbanização de Curitiba) e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) impediu que passageiros que vinham de Araucária, pela Linha Araucária/CIC, desembarcassem no terminal da Cidade Industrial de Curitiba, na manhã desta quarta-feira (15). Um piquete por parte de fisicais da URBS e guardas municipais fez com que os passageiros precisassem descer em frente ao terminal e acessá-lo, literalmente, pela porta dos fundos.
A linha foi anunciada pela Comec na última terça-feira (13) e a URBS, por sua vez, diz não ter sido notificada. O prejuízo ficou para os passageiros, barrados nos primeiros ônibus da linha que chegaram ao terminal.
“Isso é muita humilhação para a gente. Agora temos que descer aqui do lado e entrar, sorte que pelo menos hoje não cobraram passagem”, disse o usuário Fernando Carlos, que utilizou a nova linha, que não durou nem duas horas, já que foi retirada de circulação pela Comec devido ao bloqueio no terminal.
O gerente de tráfego da empresa responsável pela nova linha, Alduir de Oliveira, disse que foi feito que a Comec determinou. “A ordem era de que colocassemos quatro carros operando, mas chegando aqui fomos surpreendidos com essa determinação da URBS para que os ônibus não entrem nos terminais”, explicou.
A Comec informou que avisou a URBS sobre a nova linha e disse que, devido ao piquete, já a retirou de circulação. Agora, o órgão ligado ao Governo Estadual busca um entendimento com o municipal.
Comec X URBS
Fim das integração, passagem a R$ 5,80 em Araucária, problemas no terminal de Fazenda Rio Grande e outros imbróglios fazem parte da novela entre URBS e Comec neste ano, desde quando chegou ao fim o subsídio do transporte coletivo que garantia a integração entre a capital e a região metropolitana.
Nesta semana, protestos aconteceram no Terminal Vila Angélica, em Araucária, e em outros terminais da RMC, quando muitos usuários reclamaram do fim do pagamento por parte do cartão transporte da URBS. Agora, resta saber qual será o próximo capítulo.
Informações Portal BandaB
Uma vergonha toda essa situação do transporte em Araucária, é só comparar com Piraquara que não tem integração (somente com o terminal de Pinhais), porém tem o DOBRO de horários em todos os dias do que aqui em Araucária, ônibus novos (a maioria articulado), lá ninguém reclama da desintegração porque tem o conforto e a rapidez para se deslocarem da cidade para Curitiba, agora aqui poucos horários, frota de ônibus velhos, ônibus lotado e ainda ter que pagar uma tarifa absurda…….é lamentável toda esta situação e o povo daqui sofre e o pior ainda paga caro por nada!!!!!!!!
Isso é um absurdo eles que se entendem sem prejudicar os passageiros