
Guaratuba, no litoral do Paraná, amanheceu, nesta terça-feira (23), com um temporal que trouxe inúmeros transtornos à cidade. Vídeos obtidos pela Banda B mostram ruas alagadas e até comércios localizados na Praia Central do município sofrendo com a invasão da água.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), até as 14 horas, o registro acumulado era de 106,4 milímetros (mm). Porém, somado com essa segunda-feira (22), ainda conforme o Simepar o número se aproxima dos 200 mm (197,4 ao todo).
Segundo o Corpo de Bombeiros, famílias foram retiradas de casa porque ficaram ilhadas. Foram nove ocorrências na cidade, sendo que os resgates aconteceram nos seguintes bairros: Centro (1), Brejatuba (1), Piçarras (1), Carvoeiro (4) e Cohapar (2). Ainda há previsão para mais chuva nas próximas horas na cidade.
No total, 32 pessoas retiradas de residência alagada, porém nenhuma vítima encaminhada ao hospital, apenas transbordo.
– Corpo de Bombeiros
As recomendações do Inmet apontam a necessidade de proteção contra o mau tempo e o pedido de ajuda junto à Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
- Evite enfrentar o mau tempo;
- Observe alteração nas encostas;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Procurada, a Prefeitura Municipal de Guaratuba pontuou que apenas ruas e a retirada das famílias foram os registros mais graves na cidade. A Folha do Litoral cedeu imagens da chuvarada em Guaratuba, veja abaixo:
Matinhos
Vizinha de Guaratuba, Matinhos também sofreu com o mau tempo nas últimas 24 horas. Foram mais de 100 mm de chuva entre a segunda (22) e a terça (23).
O Corpo de Bombeiros fez a retirada de duas pessoas, que ficaram ilhadas, no Balneário Gaivotas. Todos os resgatados recusaram encaminhamento a abrigos municipais, de acordo com a corporação.
A Prefeitura de Matinhos também comentou que nada de grave foi registrado no município ao longo das últimas horas.
Banda B