
O ex-presidente e candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) votaram logo na primeira hora do processo eleitoral, neste domingo (2).
Lula votou por volta de 8h45 em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Lula pretende acompanhar a contagem dos votos no Hotel Jaraguá, que fica na região central de São Paulo. Devem estar com ele os integrantes da coordenação da campanha, além de aliados e da sua esposa, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja.
Bolsonaro votou poucos minutos depois na Vila Militar, na zona oeste do Rio de Janeiro. Questionado, ele não respondeu se aceitaria os resultados das eleições.
“Com eleições limpas, que vença o melhor sem problema nenhum”,
afirmou.
O presidente e candidato à reeleição vai acompanhar a apuração das eleições de Brasília, do Palácio da Alvorada, segundo a equipe de comunicação do presidente. O chefe do Executivo estará com a família e ministros.
Expectativa se haverá segundo turno
Entre os auxiliares do ex-presidente Lula, a ordem é evitar o clima de já ganhou. Por outro lado, no entanto, lideranças políticas estão com passagens reservadas para irem a São Paulo engrossar o quórum, caso uma vitória seja anunciada já em primeiro turno.
Isso porque, conforme pesquisas de véspera, existe esta possibilidade. Segundo pesquisa Datafolha deste sábado (1), Lula tem 50% dos votos válidos, ante 36% de seu principal rival, o presidente Jair Bolsonaro (PL). Simone Tebet (MDB) tem 6%, contra 5% de Ciro Gomes (PDT). O Instituto Ipec traz Lula com 51% dos votos válidos no primeiro turno, contra 37% de Bolsonaro.
Apesar dos números, o resultado ainda é uma incógnita. Portanto, a equipe de Bolsonaro ainda não definiu sobre se haverá ou não coletiva ou pronunciamento no final da apuração dos votos.
Banda B