Cerca de 40 mães de detentos se reuniram em frente a Casa de Custódia, que fica em Curitiba, quase limite com a Cidade Industrial, na manhã deste domingo (29). A insatisfação delas é sobre a forma com que os detentos têm sido tratados dentro do local e com a falta de estrutura que a Casa oferece. Muitos cumprem pena de crime cometidos contra a mulher.
Elas seguravam cartazes onde pediam melhores condições aos detentos, mais qualidade na comida, assistência médica, entre outros pedidos relacionados à visitas. “Ano passado um morreu aqui porque não tinha médico para atender, quando a gente chega com comida ficam brecando”, disse uma mãe que preferiu não se identificar com medo de represália.
Outro lado
A Banda B procurou a assessoria do Governo do Estado que informou que toda a alimentação que chega ao sistema prisional é provado por cada diretor setorial. Caso tenha irregularidades, o Depen é acionado. Sobre os alimentos levados aos detentos, tudo deve ser consumido durante a visita e nada pode ser levado para dentro das celas como medida de segurança, assim como ocorre em outros sistemas prisionais. Além disso, os presos possuem toda assistência médica e odontológica necessária.
Do portal BandaB