O forte temporal que atingiu o Paraná no começo da noite desta quarta-feira (18) afetou 6,3 mil pessoas em Curitiba e região metropolitana. De acordo com boletim da Defesa Civil, São José dos Pinhais foi a cidade mais atingida da região, com 2 mil pessoas afetadas e 500 residências danificadas.
Na capital, a chuva de granizo afetou 1,2 mil pessoas. Trezentas casas foram danificadas por destelhamentos. Contenda também teve um número bastante expressivo de afetados. Foram 1,4 mil, com 350 casas danificadas. Na região, ainda foram afetadas pela chuva: Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Lapa, Pinhais, Piraquara e Quatro Barras.
Paraná
Ao todo, no estado, 127 pessoas estão desalojadas e oito desabrigadas. Duas ficaram feridas no município de Fernades Pinheiro. A cidade mais atingida foi Carambeí (Campos Gerais), onde 1,5 mil casas foram danificadas, afetando 4,5 mil pessoas e deixando oito desabrigadas.
A Defesa Civil está acompanhando as ocorrências, mas ainda não precisou fazer algum atendimento emergencial.
Previsão
De acordo com o Sistema Metereológico do Paraná (Simepar), choveu 34,2 milímetros nesta quarta-feira (18), com rajadas de vento perto dos 65 km/h na região de Curitiba. Volume que se concentrou por volta das 18 horas, com precipitações de 21,6 milímetros em 15 minutos. Tradicionalmente, o mês de setembro é chuvoso, com média de 130 milímetros de chuva.
Para esta quinta-feira (19) a expectativa do Simepar é que as chuvas se repitam na Grande Curitiba – até as 10h30 já havia chovido 10,2 milímetros na região. “A diferença é que serão chuvas espalhadas durante o dia ao invés de concentradas por um período, como nesta quarta. Mas o alerta de temporais segue mantido”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.