Araucária

Menina prematura recebe alta de hospital de Araucária após quase dois anos

A menina Lohana Ribeiro, de um ano e dez meses, que estava internada no Hospital Municipal de Araucária desde março, recebeu alta na manhã desta terça-feira (10). A história de Lohana começou na gravidez complicada, que culminou num parto prematuro. Ela nasceu com apenas cinco meses de gestação e tinha um irmão gêmeo.

O menino não resistiu e morreu oito dias após o parto. Já a menina, para sobreviver, foi submetida a várias cirurgias, inclusive no coração.

“Estamos muitos contentes com a vinda dela para casa. Agora é outra rotina, outro ambiente. Claro que teremos que ter o máximo de cuidado porque o estado de saúde dela é delicado. Eu só tenho a agradecer a Deus pela nossa filha e por mais essa conquista”, disse o pai José Roberto Vicente Ribeiro.

O pai de Lohana reclamou, porém, de uma demora da Prefeitura de Araucária em cumprir decisão judicial que ordenou que a administração municipal arcasse com as despesas do tratamento em casa.

Segundo a prefeitura, porém, essa decisão foi revertida poucos dias depois diante do argumento de que o hospital apresentava condições melhores para o atendimento do que a casa da família.

Por força da decisão anterior, no entanto, a Cohab Araucária já havia iniciado o procedimento para alugar uma casa para a família próxima a uma unidade de saúde. Por essa razão, a prefeitura diz que optou por garantir o atendimento de Lohana em casa, orientando os pais sobre os cuidados necessários e cedendo os insumos necessários ao tratamento – Lohana depende de um cilindro de oxigênio 24 horas por dia.

Além das medicações e dos equipamentos, Lohana precisa de acompanhamentos de fonoaudiologia, nutrição, médico e de enfermagem.

 

(Correção: a reportagem errou ao afirmar que Lohana Ribeiro estava internada no Hospital Municipal de Araucária desde o nascimento. Ela chegou ao local com um ano três meses, após passar por outros dois hospitais. A informação foi corrigida às 16h42.)

 

G1

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.