Paraná

Menino de 6 anos que luta contra o câncer busca ajuda para importar medicamento de R$ 29 mil

A família de Lucas Gabriel Pereira, de 6 anos, está ajudando o pequeno a lutar contra uma grave doença. A criança descobriu, há quatro anos, que é portadora de um câncer no fígado, também conhecido como tirosinemia Tipo 1. Para estabilizar o quadro de saúde, Lucas precisa de um medicamento importado que custa R$ 29 mil e que a família não tem condições financeiras de adquirir.

O menino, que mora com a avó que trabalha como zeladora, nasceu com a doença e desde o dia 4 de setembro está internado no Hospital Pequeno Príncipe na esperança de conseguir a medicação. Diante disso, a advogada Rose Mary Grahl decidiu ajudar a família e entrou com uma ação na Justiça para conseguir o remédio.

 “Como eu já tinha feito outras ações pedindo medicamentos, decidi abrir uma para o caso do Lucas também. Estava certa de que iria pedir e conseguir, mas a juíza negou a liminar. Achei estranho e entrei com outro recurso. Quando a ação voltou, a resposta que tivemos foi de que esse medicamento não era liberado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária )”, explicou a advogada.

A Justiça ainda pontuou que “deveriam ser realizadas as tratativas para o transplante hepático, a única opção viável em face das restrições legais de falta de registro da medicação na ANVISA”.

“Tendo o dinheiro, é possível importar o remédio. Ele acabou ganhando uma caixa, então ainda tem o medicamento para os próximos 10 dias. Mas a importação é demorada, o remédio é caro e a Justiça não concedeu até o momento. Vamos entrar com um novo recurso para tentar conseguir outra vez”, esclareceu Grahl.

A doença

A tirosinemia Tipo 1 afeta especialmente as funções do fígado do paciente. Segundo a advogada, com a falta do medicamento importado, o quadro da doença pode evoluir. “O medicamento pode evitar que se desenvolva um câncer no fígado, mas isso Lucas já tem. Então, ele precisa tomar o medicamento para ficar fortalecido e tentar fazer o transplante, para então tratar o fígado transplantado com o mesmo remédio”, relatou.

Além do câncer, a criança também é portadora da síndrome de Fanconi e raquitismo. Segundo a madrinha de Lucas, Suzy Pereira, nesta sexta-feira (27), a equipe médica fez uma reunião para decidir qual será o próximo procedimento a ser feito no tratamento.

“Independente disso, precisamos que ele tome esse remédio que é importado da Suécia. Estamos divulgando em vários lugares, nas redes sociais e pedindo que nos ajude com a questão financeira”, explicou Suzy.

Vaquinha

Devido a toda a burocracia com a Justiça, familiares e amigos decidiram fazer uma vaquinha online chamada “O Lucas precisa de você” com a intenção de arrecadar os recursos necessários para importar o medicamento. “O brasileiro é extremamente solidário, as pessoas são solidárias, mas elas precisam saber que precisamos de ajuda. Por isso, criamos a vaquinha”, disse a advogada.

A conta bancária disponível para doações está no nome da avó de Lucas. Para ajudar, basta clicar aqui e fazer a contribuição.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.