Uma grande crise financeira assola todo o país e a administração municipal precisou fazer um verdadeiro choque de gestão cortando gastos desnecessários e buscando alternativas para incrementar o orçamento e poder honrar com os pagamentos de seus fornecedores e funcionários.
Com estas ações, a Prefeitura tem conseguido driblar este problema financeiro e também tem investido na execução de diversos projetos e obras em vários bairros da cidade. Neste mês, a secretaria municipal de Finanças (SMFI), acaba de divulgar um balanço geral das despesas com uma ótima notícia: todos os pagamentos de credores estão em dia.
De acordo com o secretário de Finanças, Ivanil Moreira da Luz, o histórico de atrasos nos pagamentos já chegou a 90 dias. “Passamos por períodos difíceis, mas hoje podemos comemorar este grande avanço. Nós garantimos que a partir de fevereiro não haverá mais nenhum atraso nas nossas contas”, afirma.
Ivanil afirma ainda que para deixar as contas completamente quitadas foram necessários diversos esforços. Ele destaca que a SMFI otimizou o aumento da arrecadação do ISS (Imposto Sobre Serviço) e intensificou o controle de repasses fazendo um rigoroso planejamento. “A pedido do prefeito Olizandro esta questão está sendo tratada com bastante prioridade”, destaca o secretário.
O salário dos mais de cinco mil servidores municipais também está 100% em dia e, em momento algum da crise, foi pago com atraso. No mês de dezembro, inclusive, a Prefeitura conseguiu adiantar em cinco dias a folha de pagamento. Além disso, os pagamentos dos triênios e quinquênios também estão sendo efetuados. A primeira parcelada do 13º, em 2014, graças ao planejamento financeiro, também foi antecipada.
SMCS / Foto Carlos Poly