Araucária

Meteorologista apontam que deve nevar na Região Sul neste fim de semana; no Paraná mínima será de -3°C

Uma combinação especial de vento e de temperatura pode fazer nevar no Sul do Brasil pela primeira vez em 2017. Segundo o Instituto Clima Tempo, a primeira semana de junho de 2017 vai terminar gelada e com uma situação meteorológica especial. A entrada de uma forte massa de ar frio de origem polar sobre a Região Sul do Brasil e a passagem de uma circulação ciclônica de ventos (baixa pressão atmosférica) vão proporcionar as condições favoráveis para a ocorrência de neve.

(Foto: Clima Tempo)

Para nevar é preciso que a atmosfera esteja bastante fria, com temperaturas abaixo de zero, em várias camadas de ar acima da superfície. Mas também é necessário que haja muita umidade para a formação das nuvens que eventualmente vão conter os cristais de neve. No dia 9 de junho, o ar frio de origem polar vai entrar com muita força sobre o Sul do Brasil e ao mesmo tempo, uma baixa pressão atmosférica passa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A massa de ar de origem polar esfria a atmosfera e garante a baixa temperatura. Os ventos da baixa pressão fornecem a umidade para manter a atmosfera úmida o suficiente para haver a formação das nuvens.

Paraná

No Paraná, a possibilidade de neve para esta semana e para a próxima está descartada. Incialmente, falava-se se em neve na semana do dia 15, porém essa hipótese foi descartada. Apesar de não nevar, o fim de semana será de frio intenso em Curitiba e região metropolitana. Confira a previsão de mínimas para sábado e domingo na capital e em General Carneiro, região Sul do estado, a cidade mais fria do Paraná:

SIMEPAR

Sábado
Curitiba: 2°C com previsão de geada
General Carneiro: -3°C com previsão de geada

Domingo
Curitiba: 4°C com previsão de geada
General Carneiro: 0°C com previsão de geada

CLIMA TEMPO

Sábado
Curitiba: 4°C com previsão de geada
General Carneiro: -1°C com previsão de geada

Domingo
Curitiba: 8°C
General Carneiro: 1°C com previsão de geada

INMET

Sábado
Curitiba: 2°C com previsão de geada
General Carneiro: 1°C com previsão de geada

Domingo
Curitiba: 6°C
General Carneiro: 5°C com previsão de geada

TEMPO AGORA

Sábado
Curitiba: 0°C com previsão de geada
General Carneiro: 1°C com previsão de geada

Domingo
Curitiba: 3°C
General Carneiro: 1°C com previsão de geada

 

BandaB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.