O programa “Bicho da Gente” criado pela Prefeitura de Araucária e realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) através do Centro de Controle de Zoonoses, e a Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) está microchipando cães desde o mês de março.
Esta é a 1ª etapa do programa. A microchipagem pode ser feita todas as segundas-feiras na Secretaria de Meio Ambiente das 9h às 14h, ou, nas quartas-feiras nos bairros conforme cronograma que pode ser conferido aqui: Cronograma junho-julho
Para microchipar é necessário que o responsável pelo animal seja maior de idade e apresente CPF, RG e comprovante de endereço.
O secretário de Meio Ambiente, Hino Dirlei Falat Pereira de Souza destaca a importância da microchipagem, “ao microchipar, você protege seu animal de estimação, pois facilita a localização em caso de fuga e auxilia o processo de registro e identificação de animais para que a Prefeitura tenha um controle da quantidade e localização de cães na cidade”. No caso de cães de rua o cadastro é realizado em nome de uma pessoa responsável e, se o animal for adotado os dados de identificação do chip são alterados.
Segundo dados da secretaria, cerca de 500 cães vivem no entorno de logradouros públicos, tais como terminais rodoviários, praças, escolas, CMEI’s, postos de saúde, etc, estes cães já estão sendo castrados e microchipados.
A 2ª etapa do programa “Bicho da Gente”, terá início no segundo semestre de 2015 e será realizada através de um convênio entre a Prefeitura de Araucária e clínicas veterinárias. O objetivo será intensificar a castração dos cães de famílias carentes. “Queremos promover a redução populacional dos cães da cidade. A intenção do programa é diminuir a quantidade dos cães nas ruas da cidade através do estímulo da Guarda Responsável”, afirma Dirlei.
Serviço:
SMMA
Endereço: Rua Ceará, nº 79. Jardim Iguaçu, Parque Cachoeira – Araucária – PR
Telefone: 3614-7480