As informações fornecidas por pessoas que moram, trabalham, estudam ou que de alguma forma se deslocam em Araucária são muito importantes para definir o planejamento da Política de Mobilidade dos próximos anos no município. Uma pesquisa rápida e de fácil preenchimento está disponível exclusivamente no site da Prefeitura (CLIQUE AQUI) para que as todos deem sua opinião e sugestão. A pesquisa é uma das ações que servem como base para elaboração do Plano de Mobilidade de Araucária.
A pesquisa, que leva em torno de 5 minutos para fazer, é feita de forma anônima. Nela, a pessoa preenche informações sobre trajetos que faz e como se desloca (transporte público, carro, bicicleta…). As questões podem variar de acordo com a resposta de quem preenche, mas todas são respondidas com um clique.
Quanto mais pessoas participarem da pesquisa, mais próximo da realidade será o resultado. Ao final, as informações sobre perfil de deslocamento, tipos de modais (meios de transporte), rotas e pontos positivos e negativos de cada um dos modais serão levadas em conta no planejamento de novas ações da área.
PlaMob – Planejar o deslocamento de pessoas, bens e veículos pela cidade de forma organizada e de acordo com as reais necessidades da população é o objetivo do Plano de Mobilidade de Araucária (PlaMob). Com o PlaMob, a ideia é garantir o acesso democrático aos espaços urbanos e a serviços essenciais, como saúde, educação, lazer e trabalho.
A mobilidade urbana é o deslocamento de pessoas e cargas pela cidade com a integração entre os diferentes meios de transporte (motorizado e não motorizado, coletivo e individual, público e privado) e a utilização de toda a infraestrutura urbana (vias, estacionamentos, pontos de embarque e desembarque, sinalização, etc). Uma boa mobilidade proporciona deslocamentos seguros, confortáveis, inclusivos (para pessoas com dificuldade de locomoção) e em tempo razoável.
O Plano de Mobilidade deve ser integrado ao Plano Diretor e tornou-se obrigatório pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (lei nº 12587/2012) para os municípios com mais de 20 mil habitantes.