Moradores de Tijucas do Sul, na região metropolitana de Curitiba, vão andar de ônibus de graça a partir de dezembro. O projeto foi aprovado nesta quarta-feira (28) na Câmara Municipal da cidade. O passe livre irá valer tanto na área central, quanto na zona rural do município.
De acordo com o secretário de Administração e Planejamento, Hélio Marcos de Oliveira, o projeto é de autoria da prefeitura e o processo licitatório já está em processo final para que a administração municipal cuide do transporte coletivo. “Estamos adquirindo os carros novos para que de forma autônoma e gratuita realizemos o trabalho em nossa cidade”, disse.
Atualmente a passagem de ônibus urbana custa entre R$ 3,50 e R$ 5. A cidade pertence à região metropolitana de Curitiba, mas não está integrada na rede de transporte da capital. Para entrar em vigor agora, resta apenas o encerramento do contrato com a atual gestora do município.
O secretário diz acreditar também que a gratuidade no transporte pode atrair novas indústrias e gerar empregos para a cidade. “É uma grande alegria colocar esse projeto em prática, já que o morador de Tijucas do Sul já gasta muito em transporte quando precisa ir até Curitiba ou até São José dos Pinhais. Esse é um dinheiro que pode circular agora no comércio do município e até mesmo atrair indústrias, já que não haverá a necessidade do vale transporte”, concluiu.
Prefeito comemora
Em entrevista ao Jornal O Repórter, o prefeito José Altair Moreira comemorou a aprovação. Ele lembrou que, em sua maioria, a população da cidade é muito humilde e que muitas vezes não tem dinheiro para o ônibus. “A proposta visa atender os anseios da população, que constantemente utiliza o transporte coletivo para se deslocar de sua comunidade até o centro ou para outras localidades interioranas a trabalho ou para tratar de seus interesses”, comentou.
O serviço deve entrar em vigor na cidade no dia 5 de dezembro.
Imagem Ilustrativa