
A parceria entre a Prefeitura (por meio da Secretaria do Trabalho e Emprego/Sine), Sindicato Rural e Senar possibilitou que moradores da região do Lagoa Grande pudessem aprender sobre várias técnicas de panificação. Durante esta quarta e quinta-feira (23 e 23), o grupo produziu pão sírio, panetone/chocotone, pizza integral, esfirra, pão com gergelim, chipa, pão de queijo, pão de alho com ervas, pão doce recheado, cuca, entre outros itens. O curso tem duração de 16 horas e dá novas perspectivas aos participantes.
Terezinha Terplak de Lima, moradora do bairro, trabalha há 24 anos na Escola Municipal Rui Barbosa (Lagoa Grande) e conta que costuma fazer pães e bolos na escola. A moradora explica que é a primeira vez que faz um curso de panificação e que, como está a 5 anos de se aposentar, pensa em ter uma renda extra no futuro com o que aprendeu no curso.
Já Eliane Godoy de Almeida trabalha há 21 anos no ramo de restaurante e aceitou participar do curso para adquirir novos conhecimentos. Eliane comenta que tem familiaridade com cozinha, mas que tem intenção em desenvolver a parte de panificação. “Não vou mais precisar comprar panetone e chocotone. Agora posso fazer em casa”, disse satisfeita com o curso.
Ao longo de 2016, cursos foram realizados em localidades rurais do município. Entre elas, o Onças e Guajuvira.