O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, anuncia nesta sexta-feira (18), que agora, para trafegar na área central da cidade, o motorista não poderá ultrapassar a velocidade de 40 km/h. Hoje, o limite permitido fica entre 50 km/h e 60 km/h.
A área deve ficar delimitada entre as ruas André de Barros/ Nilo Cairo, Mariano Torres, Luiz Leão (por trás do Passeio Público), Inácio Lustosa e Visconde de Nacar.
De acordo com a prefeitura, o objetivo da medida é “humanizar a cidade”. Em São Paulo, a redução para 40 km/h na área central já existe há dois anos. “São Paulo trabalhou apenas a velocidade. Nós queremos uma área diferenciada em todos os aspectos, para humanizar a cidade”, afirmou o diretor de engenharia da Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran), Mauricio Razera.
A prefeitura espera reduzir o número de acidentes com morte pela metade até 2020. “A 40 km/h, o risco de um pedestre morrer ao ser atingido é de 20%. A 50 km/h, aumenta exponencialmente, para 50%”, afirmou o diretor.
Fruet assina o decreto que prevê a redução da velocidade na chamada “Via Calma”, no início da semana no trânsito segue até o dia 25 de setembro. A Setran programa para o período atividades como: inauguração da Escola Pública de Trânsito na Casa Klemtz, no Bosque da Fazendinha; celebração do Dia Mundial Sem Carro (dia 22), com o fechamento de um trecho da Rua Barão do Rio Branco para organização de atividades educativas e recreativas; realização do debate “Bicicleta como Política de Saúde Pública”; além de abordagens e blitz educativas.
BandaB