Pensando na melhoria da qualidade de vida das pessoas a Prefeitura de Araucária, através da Secretaria Municipal de Saúde, vêm realizando ações com o objetivo de colocar em dia as consultas de especialidades, cirurgias e exames. Somente no primeiro semestre de 2019 a Ação Global idealizada para agilizar o atendimento às especialidades realizou 9.274 procedimentos no Hospital Municipal de Araucária (HMA).
Em cirurgias ambulatoriais de catarata foram realizadas 287, além de 2.464 consultas oftalmológicas. Também foram realizados 1.097 procedimentos para doppler de membros. Os atendimentos em neurologia, outra área de grande demanda, somaram 905 no total. Foram realizados ainda 755 procedimentos de raio-x . Outro número significativo foi o de atendimentos em urologia que chegou a marca de 740 no primeiro semestre. Muitos procedimentos de igual importância também foram realizados como o caso de eletrocardiogramas (574), ecografias de estruturas (448), ecografias de mama (248), procedimentos de cardio (199), ecografias de tireoide (130), procedimentos em coloproctologia (119), procedimentos vasculares em varizes (69), gastrologia (111), ortopedia (85), ginecologia (61) e ecografias urológicas (63). Outras especialidades e exames também ocorreram.
A Secretaria de Saúde informa que a oferta foi ainda maior dos serviços contudo o absenteísmo ainda é grande. Muitas pessoas deixam de comparecer às consultas e procedimentos agendados retirando a chance de outra pessoa que está na fila de especialidades realizar os procedimentos. Usuários que aguardam atendimento entre consultas, exames e cirurgias estão sendo convocados através de base nos contatos que constam no cadastro das unidades básicas.
A Prefeitura investiu mais de R$ 3,5 milhões ao longo de seis meses, além do valor que já repassa mensalmente para custeio do hospital municipal. A grande maioria dos atendimentos está ocorrendo no Hospital Municipal de Araucária (HMA), que está sob nova direção, agora em parceria com a Organização Social de Saúde Irmandade da Santa Casa de Birigui – instituição que administra o HMA.
Cadastro – A convocação dos usuários que aguardam atendimento está ocorrendo com base nos contatos que constam no cadastro das unidades básicas. A SMSA orienta que todos que aguardam por atendimento entrem em contato com a unidade básica de saúde onde são atendidos para verificar se as informações de contato estão atualizadas.
De acordo com a Saúde, o contato para confirmação do atendimento no mutirão tem ocorrido por mais de uma vez; tanto a UBS quanto o HMA têm realizado telefonemas para os usuários convocados. Dados de contato desatualizados ou ausências não informadas com antecedência à Saúde podem comprometer o atendimento e, por consequência, dificultar a redução da espera.
Prefeitura de Araucária