Nessa época mais fria é comum que a procura do atendimento pediátrico aumente consideravelmente em relação aos outros períodos do ano. São muitas viroses, crises respiratórias… Em Araucária, no Pronto Atendimento Infantil (PA Infantil), de janeiro a abril de 2015, as consultas aumentaram de 4.081 para 6.421 crianças consultadas por mês.
Pela análise da ficha dos atendimentos realizados, a Secretaria Municipal de Saúde estima que desse total, 75% dos casos não precisem ser atendidos no PA Infantil, pois não se caracterizam como atendimentos de urgência /emergência. O que atrapalha e acaba causando demora no atendimento de quem realmente precisa.
Qual atendimento procurar?
O Pronto Atendimento Infantil deve ser procurado em casos de crises convulsivas, crises asmáticas, febre acima de 38ºC, crianças muito debilitadas por fraqueza, vômitos, diarreias, traumas, mordedura de animais; entre outros.
Não são casos de urgência e emergência alguns sinais e sintomas como: coriza (nariz escorrendo), criança ativa porém com febre baixa (até 37.7ºC) com um dia de evolução, assaduras, lesões de pele crônicas (acima de 3 semanas), cólicas intestinais entre outros. Nessas situações o ideal é procurar a unidade de saúde próxima da residência do paciente.
Se a criança precisar de assistência da unidade básica de saúde e seu responsável a leva no PA, além de atrasar o atendimento das emergências que precisam de avaliação imediata, a própria criança pode ter uma avaliação mais restrita, pois esse atendimento no PA é focado nos sintomas apresentados naquele momento, diferente da consulta pediátrica que ocorre nas unidades básicas de saúde, onde é assegurado o acompanhamento do histórico do crescimento e desenvolvimento da criança, onde são realizadas orientações sobre sinais de alerta e risco.
Nos casos em que o atendimento no PA Infantil é a única opção é importante que os pais agendem uma consulta na unidade de saúde mesmo depois de terem passado pelo Pronto Atendimento, para realização do acompanhamento da criança.
Estrutura
O PA Infantil conta com uma equipe de 04 médicos no período diurno e 04 no período da noite. De acordo com a diretora do Departamento de Urgência e Emergência de Araucária, Kátia Kochla, a estrutura existente é pertinente para a demanda de atendimentos de urgência e emergência.
“Este quantitativo é suficiente para a proposta dessa área, que tem como objetivo atender casos de urgência e emergência, ou seja, situações de risco de vida, em que seja necessário inclusive um suporte avançado de vida”, relata.
A diretora atribui um pouco dessa procura equivocada por parte da população pela crença de um atendimento mais rápido e pela comodidade de um serviço que funciona 24 horas por dia. Por isso, recomenda que sempre que possível, os munícipes procurem os pronto atendimentos apenas nos casos necessários.