Saúde

Nesta terça-feira (13) será realizado o “Dia S” de conscientização e prevenção em relação ao sarampo

O sarampo voltou a ser uma doença presente no país e atualmente quatro estados do Brasil estão em surto: Amapá, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Uma das principais causas disso é a baixa cobertura vacinal, afinal a vacina é a única maneira de combater a doença. O Ministério da Saúde lançou um Plano de Ação para Enfrentamento da doença e nesta terça-feira (13) será realizado do “Dia S”.

Em Araucária, o Departamento de Vigilância Epidemiológica fará reuniões com todos os servidores da saúde pública e privada da cidade buscando a sensibilização destes profissionais em relação a essa doença, a partir desta terça-feira. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária alerta a população sobre a importância da vacinação. “Todas as crianças precisam tomar duas doses, uma quando completa 1 ano e a outra com 1 ano e 3 meses. Além disso, profissionais de saúde e todos os adultos abaixo dos 50 anos”, alerta a SMSA.

Os adultos que perderam ou que não têm a caderneta de vacinação devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para fazer a vacina. “Mesmo que já tenham sido vacinados não há nenhum problema. O que não pode é ficar sem proteção”, reforça a Secretaria de Saúde.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos. Se você apresenta estes sintomas, procure um serviço de saúde.

Como prevenir?

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente. Já as pessoas que não tomaram nenhuma dose, perderam o cartão ou não se lembra e tem de 1 a 29 anos têm que tomar duas doses e de 30 a 59 anos apenas uma dose.

Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo?

A vacina é contraindicada durante a gestação. O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar e tome todas as doses da vacina antes.

O que causa?

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.

Quais as complicações do sarampo?

O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça. Algumas das complicações podem ocorrer em determinadas fases da vida:

Crianças

Pneumonia- Cerca de 1 em cada 20 crianças com sarampo pode desenvolver pneumonia, causa mais comum de morte por sarampo em crianças pequenas;

Otite média aguda (infecções de ouvido) – Ocorre em cerca de 1 em 10 crianças com sarampo e pode resultar em perda auditiva permanente;

Encefalite aguda – 1 em cada 1.000 crianças podem desenvolver essa complicação e 10% destas podem morrer;

Morte – 1 a 3 a cada 1.000 crianças doentes podem morrer em decorrência de complicações da doença.

Adultos

Pneumonia.

Gestantes:

Mulher em idade fértil (10 a 49 anos) não vacinada antes da gravidez pode apresentar parto prematuro e o bebê pode nascer com baixo peso;

Como é o tratamento?

Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença.

Não faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procure o serviço de saúde mais próximo, caso apresente os sintomas descritos acima.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.