Araucária

Neve é quase improvável mas chuva congelada pode ocorrer em Araucária e Região diz Meteorologista

Apesar do frio intenso que deve chegar em Araucária e região a partir da noite desta segunda-feira (17), tudo indica que não será desta vez que os moradores serão surpreendidos pela queda de neve. Por enquanto, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) não descarta, no entanto, a possibilidade de chuva congelada para esta terça (18) – quando a mínima na capital paranaense deve chegar a 2°C e a máxima a 10°C.

Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, as condições do tempo estão um pouco diferentes daquelas de 2013, que provocaram neve em algumas regiões da Grande Curitiba. “Na ocasião, nós tivemos nuvens com maior desenvolvimento e uma chuva mais persistente, o que não é o cenário previsto para este ano. A probabilidade de uma precipitação congelada também é baixa, mas não podemos descartar”, disse ele em entrevista.

A chuva congelada ocorre quando a água atravessa uma camada atmosférica com baixa temperatura e, ao tocar o solo, sai do estado líquido para o sólido, instantaneamente. A tendência, no entanto, é que Curitiba e RMC sintam o frio extremo, mas apenas com garoa.

“Já no sul do Paraná, há mais condições atmosféricas para nevar. Inclusive o tempo já está bem gelado em várias cidades nessa região. Aqui na capital uma mudança brusca é muito difícil, é possível que a chuva congelada evolua para alguns blocos de neve, mas bem isolados, nada que possa acumular”, completou.

Alerta de geada

Na quarta-feira (19), a previsão de mínima é de 0°C, com máxima de 12°C. Mesmo com o frio intenso, como a umidade será baixa, o alerta não é para neve, mas sim para geada em todo o Paraná. “Com o tempo seco, o cenário muda e os agricultores, principalmente, precisam ficar atentos, porque a geada vem forte e pode provocar bastante prejuízo às lavouras”, explicou Kneib.

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, na quarta-feira os termômetros devem marcar entre -1°C e 13°C. Em Foz do Iguaçu, no Oeste, esses números ficam entre 1°C e 19°C. Confira a previsão completa aqui.

 

DO PORTAL BANDAB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.